Ron Mueck e suas esculturas hiper-realistas
pela primeira vez no MAM-Rio
As esculturas de Ron Mueck estão na América do Sul pela primeira vez. Depois de passarem pela Argentina.
Mueck começou sua carreira criando bonecos e animatronics para a TV australiana. Depois, mudou-se para o Reino Unido e passou a trabalhar para agências de publicidade e para a indústria do cinema. Alguns trabalhos de Ron Mueck podem ser vistos no filme Labirinto, com David Bowie. O Rio será a única cidade brasileira a receber a exposição.
O sucesso das esculturas de Mueck, feitas de resina, fibra de vidro e silicone, se deve à perfeição com que ele reproduz as figuras humanas e ao impacto que as representações causam no espectador. A escala varia: nessa mostra, a maior é a de um casal de idosos sob uma guarda-sol na praia, com dois metros de altura, e a menor, de 65 centímetros, é a de namorados jovens em pé na rua.
Veias, poros, pelos, marcas de expressão, toda a anatomia humana é meticulosamente cuidada pelo escultor, que trabalha com poucos assistentes em seu ateliê ao norte de capital inglesa. Seu processo artístico foi registrado pelo documentário "Natureza morta", que compõe a exposição.
fonte:http://www.g1.com /www.estadao.com.br