domingo, 10 de novembro de 2013

 
Arte Indígena
 
 
 
 
     Podemos considerar arte indígena, as danças, músicas, utensílios, vestuários, adereços, artesanatos, cestarias , cerâmicas e pintura corporal produzidos pelos índios. É importante entendermos que na sociedade indígena não existe uma delimitação entre arte e atividade puramente técnica.
     Cada povo indígena tem uma maneira própria de expressar suas obras, variando muito das demais produzidas em diferentes localidades e aldeias, dependendo do lugar, há uma maneira específica de manusear pigmentos, madeiras, fibras, plumas, vegetais e outros materiais de maneira muito singular.
     Nos relacionamentos entre diferentes povos, inclusive com os brancos, os artefatos produzidos são objetos de troca e utilizados como uma alternativa de renda. Muitas tribos enfatizam a produção de cerâmica, outras esculturas em madeira e assim por diante, vale ressaltar  que estes aspectos variam de uma tribo para outra.
    As vestimentas adornadas de plumas que geralmente são utilizadas em  ocasiões especiais e ritualísticas  pelos índios são chamadas de Arte Plumária. O uso de plumas e penas na arte indígena se dá de dois modos, para colagem de penas no corpo e para confecção e decoração de artefatos como, por exemplo, as máscaras, colares etc.
    O Manto Tupinambá.é um exemplo de arte plumária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário